MCVE promove Retiro Espiritual para seus colaboradores e voluntários

Movimento Comunitário • 5 de agosto de 2024

O encontro teve como tema “Caridade: Amor ao Próximo”

O Movimento Comunitário Vida e Esperança – MCVE, promoveu nos dias 01 e 02 de agosto, no sítio dos Jesuítas na AM-010, o seu segundo retiro espiritual do ano, com o tema “Caridade: Amor ao Próximo”. Um encontro direcionado para os colaboradores e voluntários da Instituição, para renovar as forças, as boas energias e também cultivar a amizade. Momentos de reflexões sobre o trabalho desenvolvido no MCVE, também foram desenvolvidos em forma de roda de conversa e em grupo. Durante os dois dias, os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre a caminhada de Jesus, suas práticas de caridade e amor ao próximo, assim como, vivenciaram momentos de descontração e alegria, sob o acompanhamento do Pe. Alcimar, da Arquidiocese de Manaus.


O MCVE promove anualmente dois retiros, um em cada seis meses, esses momentos são dedicados a todas as pessoas que fazem parte da vida e missão do MCVE. São momentos destinados aos cuidadores, que visa a interação uns com os outros e o reencontro espiritual e pessoal com Deus. O retiro espiritual sempre foi uma das atividades realizadas pelo MCVE, para manter acesa a chama inspiradora do ponto de partida da Instituição, sob o lema "Assim como Jesus, trabalhamos a serviço da vida e da esperança."


“Eu jamais poderia imaginar que nos meus primeiros dias aqui em Manaus, iria participar de algo assim, é sem duvidas uma experiencia maravilhosa, com pessoas fantásticas. Eu estou impressionado”, disse Carlo, voluntário italianos recém chegado a Manaus.


Iniciou-se o primeiro dia com uma missa celebrada pelo Pe. Alcimar, também responsável de ministrar o retiro, que por sinal, conduziu todos os momentos com excelência, tanto que, não foram poucos os momentos de emoção e principalmente de oração. Para tanto, o Pe. Alcimar abordou 6 passagens bíblicas sobre a partilha dos pães, pediu para que todos fizessem uma reflexão sobre as leituras e confrontassem com suas próprias vidas.


Evangelho (Mt 14,13-21): "Naquele tempo, ao ser informado da morte de João, Jesus partiu dali e foi, de barco, para um lugar deserto, a sós. Quando as multidões o souberam, saíram das cidades e o seguiram a pé. Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes.


Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: «Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!». Jesus, porém, lhes disse: «Eles não precisam ir embora. Vós mesmos dai-lhes de comer!». Os discípulos responderam: «Só temos aqui cinco pães e dois peixes». Ele disse: «Trazei-os aqui».

E mandou que as multidões se sentassem na relva. Então, tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção, partiu os pães e os deu aos discípulos; e os discípulos os distribuíram às multidões. Todos comeram e ficaram saciados, e dos pedaços que sobraram recolheram ainda doze cestos cheios. Os que comeram foram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças”.


A noite, os educadores realizaram uma noite cultural, com brincadeiras e jogos, danças típicas, música e literatura bíblica. No segundo dia, o coordenador da Instituição deu continuidade ao tema, com momentos de reflexão e avaliação geral do retiro.


“Talvez o Retiro mais especial de todos os tempos. Com uma energia maravilhosa, clima de amizade e com muitas emoções. A noite cultural foi uma beleza à parte, realizada com muita alegria e descontração. Nesse retiro, todos/as colaboradores/as participaram dos dois dias de retiro, dormiram no local e desfrutaram de toda vivência espiritual, que foi preparado com muito carinho e amor. Gratidão!”, afirmou o Coordenador Institucional, Janiel Cundes.

Por Janiel Cundes 22 de outubro de 2025
Espaço pioneiro no Amazonas reúne, em um só local, serviços especializados para acolhimento humanizado de vítimas e testemunhas de violência
Por Janiel O. Cundes 18 de outubro de 2025
Evento reuniu mais de 130 crianças com o tema “Criança não Namora, Criança não Trabalha, Criança Brinca”, promovendo alegria, reflexão e resgate de brincadeiras tradicionais.
Por Janiel Cundes 25 de setembro de 2025
Ação solidária reuniu voluntários, educadores e comunidade em dia de atividades culturais e sociais
Por Janiel Cundes 9 de setembro de 2025
Com o tema CUIDAR DA DIMENSÃO ESPIRITUAL, o MCVE realizou seu segundo retiro do ano para educadores e voluntários da Instituição.
Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.
Por Meg Rocha 7 de julho de 2025
Artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança/1989, Constituição Federal/1988 e ECA foram debatidos por meio de diversos atrativos lúdicos interativos
Por Movimento Comunitário 13 de junho de 2025
Foram contempladas 96 organizações neste Edital nº 001/2024.