A Serviço da Vida e da Esperança
O MCVE realiza suas atividades de maneira descentralizada, empregando os Centros Pastorais da Área Missionária de Santa Helena para implementar projetos nas comunidades de Sagrada Família, São José, Sagrado Coração de Maria, além de utilizar o centro pastoral de Santa Helena para a execução do projeto ESPERANÇAR. A Arquidiocese de Manaus, por meio da área Missionária de Santa Helena, cedeu todos esses locais. No entanto, o MCVE também conta com um Centro de Formação conhecido como AWA'RÉ, um centro de atividades recreativas conhecido como Santa Dulce dos Pobres, além de uma Sede própria. O MCVE foca suas ações principalmente nos centros sociais comunitários localizados nesses bairros, a fim de facilitar o acesso dos participantes, criar um sentimento de pertença e estimular atitudes que fomentem e protejam a cidadania e a dignidade.
A Instituição possui 04 Polos de Atividades Lúdicas, em quatro centros sociais, atendendo 150 crianças com idades de 04 a 11 anos, funcionando de terça a sexta-feira, desenvolvendo atividades lúdicas e de cidadania com apoio psicossocial e pedagógico. Nesses, as famílias possuem participação ativa através da presença nas formações e encontros voltados para o fortalecimento dos vínculos e nas oficinas terapêuticas como estratégia de escuta e intervenção. Devido ao alto número de denúncias de violência doméstica nas comunidades, o MCVE desenvolve a campanha “Construindo a Paz na Família”, uma forma de diminuir a violência, sobretudo contra as crianças e adolescentes, propondo novas alternativas para educar e ensinar, além de divulgar a rede de proteção.
Devido à proximidade com comunidades vizinhas, o MCVE mantém dois Centros de Informática em áreas acessíveis, onde os cursos são totalmente gratuitos, capacitando anualmente centenas de indivíduos. Neste contexto de formação, a Instituição proporciona cursos profissionalizantes para adolescentes, jovens e adultos. São formações profissionais essenciais para a entrada no mercado de trabalho, tais como almoxarife, assistente administrativo e outros. Essas formações são propostas pelos próprios comunitários, num processo constante de construção coletiva e envolvimento.
O Centro de Convivência Awa’re, outro ponto de presença na Comunidade Jardim São Luiz, possui uma estrutura de sítio com amplos espaços abertos adequados para reuniões e formações, além de um campo sintético coberto e uma cozinha coletiva. Neste espaço, atendem-se crianças, jovens e suas famílias por meio de oficinas de violão, esportes, teatro, jiu-jitsu, cursos profissionalizantes, educação cidadã e apoio escolar. Esses serviços são oferecidos de segunda a sexta-feira. Ainda no Awa’ré, desenvolve-se o projeto Empodera Gera Ação, com o intuito de capacitar e fortalecer adolescentes e jovens oriundos da população socialmente vulnerável, levando em conta as diversas violações enfrentadas nas comunidades, com uma perspectiva interseccional que abrange classe social, grupo racial, gênero, entre outros aspectos.
Para contribuir com a superação da vulnerabilidade econômica, desenvolvem-se na cozinha comunitária do MCVE, cursos profissionalizantes de doces e salgados, confeiteiro de bolos e outros voltados a pais, mães e responsáveis familiares, após um processo formativo e desenvolvimento de uma consciência de economia solidária.
A Oficina de Atividade Lúdica e Cidadania Nossa Senhora do Vale é realizada na comunidade CELEBRIDADE, situada no bairro Colônia Terra Nova. Este projeto recebe crianças em condições de vulnerabilidade, oferecendo aulas de apoio escolar, atividades recreativas e de cidadania, bem como aulas de música, dança, pintura e criação de objetos com materiais reciclados. O projeto foi concebido a partir de pedidos de líderes comunitários para prevenir situações de violações de direitos, considerando que muitas crianças dessa comunidade sofriam com a fome, trabalho infantil e abuso sexual. Este projeto é majoritariamente conduzido por voluntários residentes na comunidade, com o suporte estrutural, didático e pedagógico de uma profissional do campo educacional fornecido pelo MCVE.
Como parte da missão da Instituição e do carisma da Igreja, o MCVE presta assistência a uma Associação de Catadores de Materiais Recicláveis. Este grupo recolhe seletivamente materiais em três locais construídos pela Instituição, como uma ação concreta de sensibilização ambiental nas comunidades. O MCVE tem uma sede para realizar suas atividades administrativas, onde acontecem as atividades de produção, planejamento, coordenação e decisões da diretoria. É importante salientar que, em todas as iniciativas e projetos, são fornecidas refeições (lanche ou almoço) aos participantes.
O Projeto "Ação de Rua: Protegendo a Infância e Restaurando Vidas" é uma estratégia social que busca ativamente nas comunidades pessoas em situação de rua, trabalho infantil e outras violações de direitos. Surgiu devido ao crescimento da pobreza, onde crianças e adolescentes usam as ruas como local de sobrevivência e trabalho, além da presença constante de situações onde a rua se transforma no local de moradia. O Movimento organiza encontros com líderes comunitários (associações de bairros) para ouvir e orientar as iniciativas conjuntas, sempre com foco na proteção e garantia dos direitos e no desenvolvimento das comunidades locais.
Educação
Saúde
Comunidade
Estas são algumas das nossas iniciativas realizadas. Anualmente, executamos várias atividades, que envolvem indivíduos de todas as faixas etárias, interesses e necessidades.
-
Atividades Lúdicas e de Cidadania - ALC
ButtonO objetivo do projeto Atividades Lúdicas e de Cidadania (ALC) é criar um ambiente seguro e acolhedor onde a criança possa expressar livremente seus sonhos, anseios, vontades, necessidades, descontentamentos e
diferenças, sob a supervisão de educadores e equipe psicossocial. -
Abordagem Social
ButtonRealiza abordagem social através da busca
ativa identificando incidência de trabalho
infantil, exploração sexual de crianças e
adolescentes, adultos em situações de rua,
violência (física, sexual e/ou psicológica),
entre outras. Dando o acompanhamento
especializado para o desenvolvimento de
sociabilidades, fortalecimento ou
construção de vínculos interpessoais e/ou
familiares e encaminhamentos à rede de
serviços Socioassistenciais.
-
Cursos Diversos
ButtonDurante o ano são realizados cursos de corte de cabelo, auxiliar administrativo, operador de caixa, doces e salgados, informática e outros.
-
Oficinas de Jiu-jitsu
ButtonMais do que um esporte, o Jiu-Jitsu Social promove a leitura, a escrita, o respeito, a melhoria do comportamento e, sobretudo, o reforço dos laços familiares e comunitários. Além disso, assim como outras formas de artes marciais tradicionais, ajudam a melhorar o condicionamento físico das crianças.
-
Festa das Crianças
ButtonA festa é realizada em outubro, envolvendo todos os educadores e assistidos pelos polos de atuação do MCVE. Anualmente, aproximadamente 300 crianças participam desta atividade.
-
FEDCA
ButtonFrancisca Vaz, representante do MCVE, integra o Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Amazonas - FEDCA-AM.