19 de Agosto Dia de Luta das Pessoas em Situação de Rua
O MCVE participou da caminhada em celebração ao Dia de Luta das Pessoas em Situação de Rua no centro e Manaus

Na manhã desta segunda-feira (19/08), no Centro de Manaus, aconteceu um ato celebrativo do Dia de Luta das Pessoas em Situação de Rua, com participação de algumas organizações sociais que atuam diretamente com essa população na capital, assim como, as pastorais sociais da Arquidiocese de Manaus e movimentos, que ficaram responsáveis de servir café da manhã e almoço. O MCVE ajudou a servir as refeições, doando parte do café da manhã, além disso, os educadores realizaram algumas atividades lúdicas, como roda de conversa e algumas expressões artísticas.
O Dia de Luta das Pessoas em Situação de Rua, lembra o “Massacre da Sé”, no ano de 2004, na capital paulista, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram em estado crítico com graves ferimentos, isso tudo aconteceu enquanto dormiam na Praça da Sé. O fato gerou grande comoção na época e continua sendo lembrado no dia 19 de agosto, na busca de garantias de direitos das pessoas em situação de rua, apoio para as organizações que oferecem ações de higiene pessoal, alimentação, abrigos e tantos outros serviços.
Uma das necessidades exigidas pelas pessoas em situação de rua, é de um banheiro público decente, ações mais eficazes por parte do poder público que possam diminuir o sofrimento dessas pessoas, como por exemplo, qualidade no atendimento nas unidades de saúde, alimentação e abrigos.
“Hoje é dia de luta nacional da pessoa em situação de rua. MCVE, junto na articulação, desde cedo iniciou preparando o café da manhã que será servido para pessoas em situação de Rua que habitam a região do centro comercial de Manaus. Já estamos a caminho para celebrar a resistência e as lutas desses invisíveis”, disse Ribamar Oliveira, educador social.