Construindo a Paz na Família 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.

Na última sexta-feira (16), o MCVE começou uma nova abordagem para a atividade "Construindo a Paz na Família", que foi dividida em dois blocos: um no Centro de Formação Awa'ré, realizado no dia 16 de agosto, e outro na Sagrada Família, agendado para a próxima sexta-feira, 22 de agosto. Portanto, foi aplicada uma nova metodologia para discutir a "Paz na Família", concentrando-se em quatro formas de violência que frequentemente acontecem no ambiente familiar: "violência física, psicológica, sexual e negligência".
Para isso, a equipe de educadores(as) e técnicos(as) do MCVE pesquisou o assunto com muita dedicação, realizou um teste como atividade piloto e, no dia 16, foi o dia importante para colocar em prática essa iniciativa com as famílias das crianças e adolescentes assistidos nos projetos desenvolvidos pelo MCVE. Todo esse empenho visa reduzir os elevados índices de violência que têm ocorrido principalmente no nosso estado do Amazonas.
A tarde iniciou com uma apresentação cultural do cantor Rangel Pontes, que fez todas e todos cantarem juntos, quebrando o gelo inicial. Em seguida, a educadora Carmen Bastos deu início à atividade, apresentando os temas a serem discutidos, bem como todas e todos os integrantes que fazem parte do MCVE.
Logo após, os participantes foram encaminhados para suas respectivas oficinas, que haviam sido organizadas por cores, cada uma representando um tema. Ao chegarem ao projeto, os participantes receberam uma pulseirinha correspondente à cor de cada oficina para auxiliar na formação dos grupos. Além disso, foram realizadas mais atividades culturais, sorteios de prêmios, lanches e compartilhamento de resultados de pesquisas de satisfação.
Por fim, após todas e todos terem discutido todos os temas, reorganizamos a plenária para compilar tudo o que foi realizado e avançar para as considerações finais.