Movimento Comunitário Vida e Esperança celebra a infância com a “Festa das Crianças 2025”
Evento reuniu mais de 130 crianças com o tema “Criança não Namora, Criança não Trabalha, Criança Brinca”, promovendo alegria, reflexão e resgate de brincadeiras tradicionais.

O Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE) realizou, na última sexta-feira (17), a sua tradicional “Festa das Crianças 2025”, em alusão ao Dia das Crianças. O evento teve como tema “Criança não Namora, Criança não Trabalha, Criança Brinca” e aconteceu no Centro de Formação Awa’ré, espaço onde são desenvolvidas diversas oficinas e cursos profissionalizantes voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Durante toda a tarde, mais de 130 crianças participaram das atividades, acompanhadas por suas mães voluntárias e por toda a equipe de educadores do MCVE, que se empenharam em proporcionar um dia de muita alegria e integração.
A abertura ficou por conta do coordenador da instituição, Janiel Cundes, que deu as boas-vindas ao público e destacou a importância de celebrar a infância e os direitos das crianças. Em seguida, a condução do evento foi feita pela senhora Carmen Bastos, estagiária de psicologia e voluntária do Movimento.
“Quero agradecer a oportunidade e a confiança que o MCVE me dá de participar de momentos tão especiais. Sou grata por todo carinho e gentileza comigo. Muitíssimo obrigada!”, declarou Carmen, emocionada.
As educadoras do MCVE encantaram o público ao se apresentarem caracterizadas como personagens infantis, levando ainda mais alegria para as crianças. Juntas, dançaram com o público ao som da clássica “Superfantástico”, do grupo Turma do Balão Mágico, marcando um dos momentos mais animados da tarde.
Logo depois, as crianças participaram de brincadeiras tradicionais, como corrida de saco, barra-bandeira, dança das cadeiras e outras atividades que resgataram memórias das gerações passadas. Em clima de festa e união, todos cantaram os parabéns em homenagem às crianças, antes de se dirigirem para um lanche preparado com muito carinho e doado de forma colaborativa pela comunidade.
Um dos momentos mais comoventes foi relatado pela educadora Nelma Barreto, pedagoga do MCVE, que recebeu um pedido tocante de uma das crianças.
“Eu hoje recebi uma pancada no estômago... Uma criança se aproximou de mim, enquanto eu estava vestida de fada, e pediu para eu trazer de volta o avô dela. Consegui dizer que o avô estava vivo no coração dela, mas depois que ela saiu, fui para um cantinho chorar. Fiquei muito emocionada”, contou Nelma.
Encerrando o evento, todas as crianças receberam brinquedos, em um gesto de amor e solidariedade que coroou a tarde festiva.
A “Festa das Crianças 2025” reafirmou o compromisso do MCVE com a valorização da infância, o fortalecimento dos vínculos comunitários e a promoção de momentos de esperança e alegria para todas as famílias atendidas pelo Movimento.