Abordagem Social/ Esperançar

Ribamar Oliveira • 12 de julho de 2022

Esperançando estamos na luta, Pois somos MCVE!

“O amor é substância mais do que aparência, histórias mais do que momentos,

verdade mais do que ilusão, concretização ao invés de sonho,

acolhimento e dom ao invés de aspiração e necessidade.

O amor não é cego, cultiva um olhar lúcido sobre a realidade”


Em ação pedagógica, liturgia do Nazareno, o projeto Esperança, vem buscando dar continuidade à escuta e acolhida das ações desenvolvidas pelo projeto de abordagem social, processo este em que se pauta a missão do Movimento Comunitário Vida e Esperança- MCVE.


Acreditamos que os humanos vão se construindo e se (re)construindo na vivência. Sendo este processo de metamorfose ambulante necessário e imprescindível para a própria trajetória e sobrevivência humana. É por isto que potencializamos atuar com os invisíveis, pessoas que aos olhos sociedade são irrecuperáveis; são homens e mulheres, velhos e jovens, que estão espalhados e vivendo em situação degradável e em vulnerabilidade, embaixo de viadutos, praças, porta de lojas, comércios e coberturas de entradas de escolas, Igrejas da nossa área, bairros Novo Israel, Terra Nova, Piorini e áreas adjacentes; são os usuários e pessoas em situação de rua, os invisíveis.


Assim, estabelecer uma conexão solidária que religa a vivência que temos com uma humanidade possível de se reconstituir é nossa missão. É uma afirmação pessoal e coletiva que nos faz avançar para águas mais profundas e vivenciar o próprio desafio humano de reacreditar o seu próprio potencial de recuperação. Por isso nossas mãos estão abertas para uma ação igualitária e motivacional com os invisíveis.


Esperançando estamos na luta,

Pois somos MCVE!


Ribamar Oliveira

Abordagem Social/ Esperançar

MCVE

Por Janiel Cundes 22 de outubro de 2025
Espaço pioneiro no Amazonas reúne, em um só local, serviços especializados para acolhimento humanizado de vítimas e testemunhas de violência
Por Janiel O. Cundes 18 de outubro de 2025
Evento reuniu mais de 130 crianças com o tema “Criança não Namora, Criança não Trabalha, Criança Brinca”, promovendo alegria, reflexão e resgate de brincadeiras tradicionais.
Por Janiel Cundes 25 de setembro de 2025
Ação solidária reuniu voluntários, educadores e comunidade em dia de atividades culturais e sociais
Por Janiel Cundes 9 de setembro de 2025
Com o tema CUIDAR DA DIMENSÃO ESPIRITUAL, o MCVE realizou seu segundo retiro do ano para educadores e voluntários da Instituição.
Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.
Por Meg Rocha 7 de julho de 2025
Artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança/1989, Constituição Federal/1988 e ECA foram debatidos por meio de diversos atrativos lúdicos interativos
Por Movimento Comunitário 13 de junho de 2025
Foram contempladas 96 organizações neste Edital nº 001/2024.