REUNIÃO DA COMISSÃO CIAMP

José Ribamar • 21 de outubro de 2021

REUNIÃO DA COMISSÃO CIAMP

     No 18 de outubro de 2021, dois representantes do MCVE, Ribamar Oliveira e Valcia Maria, estiveram participando da reunião do Comitê Intersetorial Municipal para Acompanhamento e Monitoramento das Políticas para a População em Situação de Rua – CIAMP. O abordador José Ribamar ficou na condição de titular e Valcia como suplente. A reunião começou as 15h10, na condução da atividade estava Maria das Graças Soares Prola/Comissão Mista/CIAMP/ SPMDH/SEMASC, que fez a abertura da reunião. Após a abertura, a coordenadora sugeriu que os demais presentes se apresentassem, dizendo nome e instituição. Ao termino das apresentações, a coordenadora pediu para a secretária ler a pauta da reunião, o que segue: 
      Edital público para composição do CIAMP
      Processo eleitoral para escolha dos representantes da População em Situação de Rua
      Dinâmica para assembleia de eleição 
   Após a leitura da pauta, a coordenação expõe, de maneira sintética, os objetivos da convocatória em pauta. Seguindo a dinâmica, Graça Prola, aborda sobre os primeiro pontos de pauta, Edital público para composição do CIAMP; Processo Eleitoral para representação das pessoas em situação de rua na CIAMP; em sua fala, Graça Prola, considerando que a assembleia esta pautada para acontecer no dia 22 de outubro de 2021, demostrou preocupação referente a ausência de repostas das entidades, no que tange ao chamado público, edital de nº 001/2021, que convoca as organizações da sociedade civil, que prestam serviços à população em situação de rua no âmbito do município de Manaus, para inscrição o credenciamento a efetiva participação e concorrência a vaga no CIAMP. Mantendo sua fala Graça Prola, relembra dos prazos para o credenciamento, datado para os dias 01 a 06 de outubro de 2021, prazos estes já extrapolados; Graça, destaca também que até o presente momento tem apenas 05 instituições inscritas para participarem da assembleia; frisa que, caso não haja outras organizações inscritas, apenas estas 05 instituições irão ficar para compor o CIAMP. Assim, diante deste cenário gerou-se a conversa, ficando assim acordado entre os pares o seguinte encaminhamento: que os prazos sejam prorrogados, a partir de uma consulta com o jurídico da prefeitura; ficando predisposto um novo calendário:
     Dinâmica para assembleia de eleição 
     Eleição local
      19 A 28/10/2021 - Escolha dos representantes locais
   29/10/2021 - Entrega da documentação referente a escolha dos representantes local, o que são 04 representantes (documentos necessários: cópia de RG e CPF das pessoas eleitas a representação local para participar da eleição geral, ata de eleição, lista de frequência)
     Assembleia para eleição geral
     03 /10/2021 – Organização dos locais de votação e disposição das urnas
     04 e 05/10/2021 – votação 
 Votação: locais definidos
     Centro Pop, Nova Aliança, Pastoral do Povo de Rua, Abrigamento – Cajual, Semasc, Base da Rede - Mauzinho
  Ainda, dando seguimento a reunião, a coordenadora reforçou também sobre o processo de escolha das representações da população em situação de rua, estas devem ser escolhidas em assembleia local, considerando a ação de trabalho territorial da instituição que acompanha grupos de pessoas em situação de rua. Após sua fala houve intervenções dos representantes, intervenções estas que foram pautadas para esclarecimentos e acertos das novas datas, o que ficou assim definidos, dinâmica:
   1. Assembleia local: Escolha dos representantes da população em situação de rua fica condicionada a territorialidade das Organizações que acompanham grupos; porem deve se ter cuidado para que uma mesma pessoa que é acompanhada em territórios diferentes não venha votar 02 vezes no dia da assembleia geral, para isto ficou encaminhado que será feito uma lista única com os nomes, isto para que a equipe organizadora da eleição possa acompanhar;
     2. Cada organização deve escolher 04 pessoas, sendo 02 titulares e 02 suplentes, estes deveram participar da eleição geral que irá efetuar os representantes da população em situação de rua no CIAMP;
     3. Documentação necessária: para o registro da assembleia local deve ter uma lista de presença com assinatura, lavrar uma ata e todo o processo realizado, cópia de RG dos escolhidos; 

    Na problematização deste processo ficou também acertado que os responsáveis pelos locais de votação devem providenciar urnas, oferecer um momento com lanche; e sobre a infraestrutura referente ao transporte dos que irão ser votados ou votar, a subsecretaria Graça Prola disse que se preciso as organizações deve comunicar com antecedência, isto para que a SEMASC tome as devidas providencias.

Por Janiel Cundes 22 de outubro de 2025
Espaço pioneiro no Amazonas reúne, em um só local, serviços especializados para acolhimento humanizado de vítimas e testemunhas de violência
Por Janiel O. Cundes 18 de outubro de 2025
Evento reuniu mais de 130 crianças com o tema “Criança não Namora, Criança não Trabalha, Criança Brinca”, promovendo alegria, reflexão e resgate de brincadeiras tradicionais.
Por Janiel Cundes 25 de setembro de 2025
Ação solidária reuniu voluntários, educadores e comunidade em dia de atividades culturais e sociais
Por Janiel Cundes 9 de setembro de 2025
Com o tema CUIDAR DA DIMENSÃO ESPIRITUAL, o MCVE realizou seu segundo retiro do ano para educadores e voluntários da Instituição.
Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.
Por Meg Rocha 7 de julho de 2025
Artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança/1989, Constituição Federal/1988 e ECA foram debatidos por meio de diversos atrativos lúdicos interativos
Por Movimento Comunitário 13 de junho de 2025
Foram contempladas 96 organizações neste Edital nº 001/2024.