Movimento Comunitário Vida e Esperança -MCVE dá início ao projeto “ESPERANÇAR” para pessoas em situação de rua

Janiel Cundes • 18 de maio de 2022

Início do Projeto "Esperançar", Vida e Acolhida

O MCVE deu início ao projeto “ESPERANÇAR”, nesta quarta-feira, as 8h da manhã, com a participação de todos educadores e voluntários da Instituição. O objetivo principal do projeto é oferecer um espaço para que pessoas em situação de rua possam fazer sua higiene pessoal, tomar um café, almoçar e participar de alguma atividade desenvolvida pelos agentes, três vezes por semana, durante 10 meses. Além disso, o projeto tem como finalidade trabalhar com a Rede de Proteção Social para encaminhamentos de casos e acompanhamento.


O projeto surgiu inspirado pela ação desenvolvida no ano de 2020, no auge da pandemia quando a Instituição resolveu atender pessoas em situação de rua, com doações de roupas, materiais de higiene e cuidados para prevenção da covid-19. Na ocasião, muitas pessoas foram atendidas e encaminhadas para a rede de proteção, rede pela qual o MCVE atua assiduamente. Porém, essa iniciativa funcionou apenas no período crítico da pandemia, durou somente 3 meses, mas foi o suficiente para alcançar ótimos resultados e que acabou servindo de “projeto piloto” para que hoje pudesse ser implantado com um tempo maior e com mais experiência na execução.


“Eu vi hoje um projeto que foi pensado a partir de um contexto de muito sofrimento e angústias, inicialmente foi um desafio por conta de todos os impactos da pandemia nas nossas vidas. Trouxe-nos medos, receio, e pensamentos por vezes negativos, mas que, com muita coragem e determinação o projeto seguiu adiante e nos fez “Esperançar”. Hoje o projeto Esperançar: vida e acolhida, simboliza esse percurso histórico que vai ficar na história do MCVE, mas também recorda o futuro numa possível Projeção de um mundo melhor a partir do momento em que você tem como objetivo dar visibilidade e acolhimento, melhor possível para as pessoas que estão invisíveis justamente aqueles e aquelas que vivem em situação de rua. É pensar em um Mundo Melhor, sonhar com uma humanidade mais terna, menos competitiva, menos focada no individualismo e mais na partilha e na boa ação.” Disse Nazaré Castro, coordenadora do MCVE.


A Instituição encaminhou um pedido de Emenda Parlamentar para o Deputado Federal José Ricardo, afim de buscar financiamento para execução desse projeto. Essa emenda, foi aprovada em 2021 e liberada neste ano de 2022. As atividades serão realizadas durante 10 meses, semanalmente, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, iniciando com café da manhã e finalizando com almoço. Além disso, o projeto conta com uma equipe formada por 4 pessoas, sob a coordenação da Ir. Fátima, da congregação Oblatas de Assunção e o apoio da Equipe de Abordagem Social, Ação de Rua do MCVE.


“É um ponto de vista na vista do ponto, olhar a partir do ponto de vista a invisibilidade pessoas que vivem na rua. Viver essa experiência é contradizer as nossas práticas educativas, o fortalecer daquilo que é a missão Nossa como educador Popular. Estou passando por esse momento de vivência e aprendendo muito, porque, esse ponto de partida, esse ponto de vivência, para justamente aquele que era invisível, muitas vezes para mim, na minha militância política e na minha militância de Cristão, então, ter contato com essas pessoas me fazem e faz cada vez mais trazer a riqueza dentro de mim, e dar continuidade a partir da ação de um novo contexto “esperançar”.” Afirmou Ribamar Oliveira, abordador social do MCVE.

Por Janiel Cundes 22 de outubro de 2025
Espaço pioneiro no Amazonas reúne, em um só local, serviços especializados para acolhimento humanizado de vítimas e testemunhas de violência
Por Janiel O. Cundes 18 de outubro de 2025
Evento reuniu mais de 130 crianças com o tema “Criança não Namora, Criança não Trabalha, Criança Brinca”, promovendo alegria, reflexão e resgate de brincadeiras tradicionais.
Por Janiel Cundes 25 de setembro de 2025
Ação solidária reuniu voluntários, educadores e comunidade em dia de atividades culturais e sociais
Por Janiel Cundes 9 de setembro de 2025
Com o tema CUIDAR DA DIMENSÃO ESPIRITUAL, o MCVE realizou seu segundo retiro do ano para educadores e voluntários da Instituição.
Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.
Por Meg Rocha 7 de julho de 2025
Artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança/1989, Constituição Federal/1988 e ECA foram debatidos por meio de diversos atrativos lúdicos interativos
Por Movimento Comunitário 13 de junho de 2025
Foram contempladas 96 organizações neste Edital nº 001/2024.