MCVE na Luta pela Erradicação do Trabalho Infantil

Movimento Comunitário • 27 de novembro de 2023

O MCVE segue atuante no Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente no Amazonas - FEPETI AM

Crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida, não podem exercer nenhum tipo de trabalho, caso contrário, caracteriza-se como trabalho infantil, combatido pelo Estatuto da Criança e Adolescente – ECA. Entretanto, isso vai depender da legislação de cada país, no caso do Brasil, o trabalho não é permitido para quem não completou 16 anos, conforme rege a Lei brasileira. Há exceção na condição de menor aprendiz, que é permitido a partir dos 14 anos, desde que considere as regulamentações vigentes. A proibição estende-se também, até os 18 anos incompletos, no caso de trabalho noturno, perigoso, insalubre ou atividades encontradas na lista TIP. Portanto, a proibição do trabalho infantil no Brasil, consideram-se por força de Lei as questões de idade, atividade e condições exercidas.

 

Confira:

a) até 13 anos – proibição total;
b) entre 14 a 16 anos – Admite-se uma exceção: 
trabalho na condição de aprendiz;
c) entre 16 e 17 anos – permissão parcial. São proibidas as atividades noturnas, insalubres, perigosas e penosas, nelas incluídas as 93 atividades relacionadas no 
Decreto n° 6.481/2008 (lista das piores formas de trabalho infantil), haja vista que tais atividades são prejudiciais à formação intelectual, psicológica, social e/ou moral do adolescente. (Fonte: Site, Criança Livre do Trabalho Infantil)

 

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho infantil e Proteção ao Trabalho do adolescente no Amazonas – FEPETI-AM, é um espaço democrático, não institucionalizado, de discussão de propostas, definição de estratégias e construção de consensos entre governo e sociedade civil, sobre a temática do trabalho infantil e proteção do trabalho do adolescente no Amazonas. O MCVE participa deste fórum há 4 anos, e no ano de 2021 a 2022 participou como membro da coordenação. Hoje, é representado pela Assistente Social Jane Nascimento, que também é coordenadora do setor de Abordagem Social do MCVE.

 

Em 2019, de acordo com a PnadC 2019, haviam 56.061 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade em situação de trabalho infantil. A estimativa da população dessa mesma faixa etária era de 937.193 em 2019, ou seja, cerca de 6% das crianças e adolescentes do estado em situação de trabalho infantil, que corresponde margem superior da média nacional que era e 4,8% na época.

Por Janiel Cundes 22 de outubro de 2025
Espaço pioneiro no Amazonas reúne, em um só local, serviços especializados para acolhimento humanizado de vítimas e testemunhas de violência
Por Janiel O. Cundes 18 de outubro de 2025
Evento reuniu mais de 130 crianças com o tema “Criança não Namora, Criança não Trabalha, Criança Brinca”, promovendo alegria, reflexão e resgate de brincadeiras tradicionais.
Por Janiel Cundes 25 de setembro de 2025
Ação solidária reuniu voluntários, educadores e comunidade em dia de atividades culturais e sociais
Por Janiel Cundes 9 de setembro de 2025
Com o tema CUIDAR DA DIMENSÃO ESPIRITUAL, o MCVE realizou seu segundo retiro do ano para educadores e voluntários da Instituição.
Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.
Por Meg Rocha 7 de julho de 2025
Artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança/1989, Constituição Federal/1988 e ECA foram debatidos por meio de diversos atrativos lúdicos interativos
Por Movimento Comunitário 13 de junho de 2025
Foram contempladas 96 organizações neste Edital nº 001/2024.