Formação com temática Drogadição realizada pelo programa Pró-Vida da Polícia Civil

Movimento Comunitário • 22 de agosto de 2023

Formação de Prevenção do Uso de Drogas Realizada no Centro de Formação Awa'ré /MCVE

O Centro de Formação Awa'ré, projeto de intervenção social do Movimento Comunitário Vida e Esperança - MCVE, mantendo suas metas de planejamento, realizou no dia 18 de agosto de 2023, uma formação com orientações sobre drogas, para adolescentes das oficinas de violão e futebol.


O evento organizado por Jaqueline Beckman, Assistente Social, contou com a participação de 45 pessoas, entre adolescentes, educadoras e educadores do centro. O objetivo da formação esteve em promover o conhecimento e combate às drogas, refletindo sobre os perigos que o uso de entorpecentes pode causar na vida dos jovens.



O momento de palestra com os adolescentes contou com a intervenção do programa de prevenção às drogas, Pró-Vida da Polícia Civil do Amazonas, que tem como objetivo principal, prevenir o uso indiscriminado e nocivo dos entorpecentes, por meio de palestras à comunidade estudantil, centros sociais urbanos, empresas, forças armadas e demais públicos.



A dinâmica de orientações iniciou-se com a apresentação do mediador policial Junior, expondo sua trajetória na polícia civil e apresentando o trabalho realizado pela equipe da polícia nas mediações dos interiores do município na apreensão de entorpecentes. A princípio, o expositor motivou e interagiu com o grupo de adolescentes, apresentando o que são drogas lícitas e ilícitas, e como os entorpecentes são alterados com novas substâncias para causar ainda mais o vício.



Ainda, durante o processo de desenvolvimento da palestra e integração com o grupo, o Policial trabalhou com dinâmicas que envolveram os adolescentes na identificação dos instrumentos utilizados para o uso de drogas e quais seriam as penalidades para quem é autuado em flagrante com entorpecentes.


E assim, trabalhando com motivações para que os adolescentes sejam inspirados para um caminho longe das drogas, o palestrando finalizou as orientações distribuindo brindes e incentivando o grupo a buscar o estudo e novas perspectivas para alcançar o sucesso na profissão que escolherem.


Na construção da nova pessoa humana, longe da violência cotidiana que afeta diretamente muitas meninas e meninos da nossa periferia, o MCVE vai desconstruindo um processo histórico e trazendo para o cenário a esperança, o equilíbrio e a vida como elementos importantes para um mundo novo e melhor para se viver.


"Pró-Vida (https://www.ssp.am.gov.br/pro-vida/)

O Pró-Vida é um programa social coordenado pela Polícia Civil, que assim como os demais, busca levar a mensagem de prevenção às drogas. Entre 2005 e 2012, o Programa atingiu mais de 60 mil pessoas com palestras e trabalhos de orientação, em escolas, empresas, grupos familiares, religiosos e filantrópicos.

Durante as palestras são abordados assuntos como convivência familiar e na sociedade, sexualidade e gravidez na adolescência, qualidade de vida e o uso das drogas. A equipe do programa utiliza materiais informativos, como folders, cartazes, banners e vídeos.

O Pró-Vida já atingiu mais de 30 mil alunos e cerca de 4 mil professores. No âmbito familiar, mais de 400 pais participaram de atividades e tiveram acesso às informações sobre prevenção e combate às drogas. É uma forma que a equipe do Pró-Vida encontrou para envolver os responsáveis na educação mais direta dos filhos, e assim poder detectar com agilidade qualquer situação estranha relacionada ao uso de entorpecentes.

Antes da realização de qualquer atividade nas comunidades, é feito um diagnóstico e estudo de campo para conhecer a realidade daquela área, e assim elaborar um material didático direcionado. O foco é trabalhar diretamente no que o cidadão está precisando, estabelecendo uma ordem de prioridade.

RENATO ELIAS
coordenador do Pró-Vida
Contatos:
Telefone: (92) 3214-2226
"



Por Janiel Cundes 22 de outubro de 2025
Espaço pioneiro no Amazonas reúne, em um só local, serviços especializados para acolhimento humanizado de vítimas e testemunhas de violência
Por Janiel O. Cundes 18 de outubro de 2025
Evento reuniu mais de 130 crianças com o tema “Criança não Namora, Criança não Trabalha, Criança Brinca”, promovendo alegria, reflexão e resgate de brincadeiras tradicionais.
Por Janiel Cundes 25 de setembro de 2025
Ação solidária reuniu voluntários, educadores e comunidade em dia de atividades culturais e sociais
Por Janiel Cundes 9 de setembro de 2025
Com o tema CUIDAR DA DIMENSÃO ESPIRITUAL, o MCVE realizou seu segundo retiro do ano para educadores e voluntários da Instituição.
Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.
Por Meg Rocha 7 de julho de 2025
Artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança/1989, Constituição Federal/1988 e ECA foram debatidos por meio de diversos atrativos lúdicos interativos
Por Movimento Comunitário 13 de junho de 2025
Foram contempladas 96 organizações neste Edital nº 001/2024.