ASSEMBLEIA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DO MCVE

Ribamar Oliveira • 29 de dezembro de 2021

TODOS OS ANOS O MCVE FAZ UMA SEMANA DE ENCONTRO PARA PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DE CALENDÁRIO INSTITUCIONAL

O ato de planejar exige avaliar; avaliar pressupõem dar passos atrás para rever o caminho feito; exercitar o olhar e observar com atenção a ação que foi planejada e realizada, analisando sobretudo, o compromisso pessoal e coletivo assumido, pautado na missão do grupo, instituição.


Foi assim, nossa ASSEMBLEIA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DO MCVE. Seguimos o passo a passo, identificando as forças, as fraquezas e as oportunidades.


De início, em oração, com a presença e mediação de Pe. Pedro, fomos de encontro ao nosso próprio deserto pessoal, refletindo a leitura Jr 30, 21a. 22; após a reflexão coletiva da palavra o ponto de partida foram as análises e avaliações pessoais sobre o compromisso assumidos em cada projeto e ação do MCVE (Abordagem Social/Ação de Rua, Awa’ré, Escolinhas, Administração e Coordenação); cada membro se reservou na perspectiva de se olhar nesse conjunto de ações.


E seguindo assim a dinâmica, pelo segundo horário, realizou-se o momento da partilha; momento rico em que as potencialidades, os limites, as forças e os sonhos futuros de cada pessoa que compõem as equipes, foram compartilhados na mesa das relações fraternas, humanas e solidárias de um trabalho que vem dando respostas aos desafios pontuais que vive e passa o público acompanhado pelo MCVE. Posterior a este tempo de deserto pessoal, partiu-se então para o planejamento das ações a serem realizadas pelo ano de 2022.


Como membros, educadores e educadoras populares do MCVE, procuramos vivenciar e pôr em prática o trabalho político-pedagógico em planejamento participativo, instrumento que dá norte a execução da nossa missão.


De tudo que foi feito em 2021, até aqui, chegamos à conclusão de que trabalhar na perspectiva da educação popular, olhando e vivendo as realidades, os saberes e as experiências das pessoas, respeitando-as, em seus limites, e procurando exercitar a troca de conhecimento, nos faz crer que é possível sim, tanto na nossa instituição como nos grupos e comunidades acompanhadas, avançar sobre os desafios e nos colocar, como MCVE, na defesa de uma política comum e de inclusão. Por isso, acreditamos no aperfeiçoamento de nossas práticas e estamos pautando o potencial de uma população organizada em prol da construção de uma sociedade mais justa; pessoas que empoderadas e ressignificadas em suas vidas, irão lutar por seus direitos em alimentação, saúde, educação; sem discriminação de raça, etnia, cor, gênero, orientação sexual, geração, nacionalidade, classe social, poder econômico, crença, religião ou cultura.


Nossas ações e atos, o que nos leva a ir lá, aonde o Estado não se faz presente, com abordagem social/ação de rua, escuta, visitas, encaminhamentos; educação, rodas de prosas, oficinas e ações lúdicas educativas por meio das escolinhas, com um projeto político-pedagógico e participativo; propicia  o aprofundamento da consciência crítica, o reconhecimento de classe da população marginalizada e o fortalecimento das expressões culturais em uma busca de incessante participação e emancipação das classes populares. E isto só é possível pela palavra e pelo diálogo, sem o qual, não há troca de saberes.



Aqui faço memória a prática educativa do amigo e missionário Pe. Ricardo Zanchin, e a tantos outros (as) que já passaram pela instituição. Como disse Zanchin “pôr os pés na lama, ir de encontro aos que necessitam".  Portanto, é missão nossa de cada dia, evangelizar e lutar pela inclusão da cidadania, espeito e garantia de direitos dos que necessitam.   

Planejar sempre a nossa missão, é pensar e agir ao caminhar.


Por Janiel Cundes 22 de outubro de 2025
Espaço pioneiro no Amazonas reúne, em um só local, serviços especializados para acolhimento humanizado de vítimas e testemunhas de violência
Por Janiel O. Cundes 18 de outubro de 2025
Evento reuniu mais de 130 crianças com o tema “Criança não Namora, Criança não Trabalha, Criança Brinca”, promovendo alegria, reflexão e resgate de brincadeiras tradicionais.
Por Janiel Cundes 25 de setembro de 2025
Ação solidária reuniu voluntários, educadores e comunidade em dia de atividades culturais e sociais
Por Janiel Cundes 9 de setembro de 2025
Com o tema CUIDAR DA DIMENSÃO ESPIRITUAL, o MCVE realizou seu segundo retiro do ano para educadores e voluntários da Instituição.
Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.
Por Meg Rocha 7 de julho de 2025
Artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança/1989, Constituição Federal/1988 e ECA foram debatidos por meio de diversos atrativos lúdicos interativos
Por Movimento Comunitário 13 de junho de 2025
Foram contempladas 96 organizações neste Edital nº 001/2024.