O MCVE participa do Ato do dia 08 de Março Dia Internacional da Mulher

Nazaré Castro • 10 de março de 2023

08 de Março Dia Internacional da Mulher

Na tarde do dia 8 de março, o MCVE participou do Ato Público, organizado pelos Movimentos de Mulheres, “Mulheres pela Democracia”, que aconteceu no Centro de Manaus, com caminhada que saiu da Praça da Saudade rumo ao Largo de São Sebastião em frente ao Tetro Amazonas. O ato em defesa e garantia dos direitos das mulheres propõe-se a lutar pela igualdade de gênero, o combate ao feminicídio e qualquer tipo de violência contra as mulheres, bem como, a inclusão da mulher na democracia dentre outras bandeiras de luta.


O dia 8 de março é uma data que evidencia as muitas conquistas femininas ao longo da história, mas auxilia pensar e alertar as sociedades sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo.


Origem da comemoração - A data foi escolhida depois de 8 de março de 1917, quando um grupo de mulheres realizou uma manifestação em Petrogrado, na Rússia. Elas pediam melhores condições de vida e a retirada do país da Primeira Guerra Mundial.

Atualmente no Brasil, uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas (AGÊNCIA BRASIL, 2023). Portanto, mesmo com significativos avanços em políticas públicas e havendo mudanças nas relações de poder e de gênero, a violência contra as mulheres continua sendo uma questão de saúde pública com fortes fatores socioculturais. O contexto histórico, apesar de ter transcorrido no tempo, ainda incide na vida das mulheres subjugando-as e representando seus corpos como objetos de servidão e prazer. Esse assombroso cenário perpassa a ideia de estarmos longe de vivermos em um mundo onde o estar com o outro seja modelado por uma nova ética.



Apesar do contexto atual, vislumbra-se solturas das amarras pela inserção da mulher nos espaços de liderança e na construção de novos saberes, o que agrega impactos na produção cultural e na disseminação de representações mais dignas e respeitosas.

Apesar do contexto social levar para olhares negativos, há sempre a possibilidade de mudanças e renovações.

As mulheres vêm resistindo e persistindo reconstruindo laços através das dores, das partilhas de vida, das histórias e das novas gerações que veem ressoando caminhos possíveis para homens e mulheres reconstruírem relações com respeito e justiça, novas formas de estar com o outro.

Por Janiel Cundes 22 de outubro de 2025
Espaço pioneiro no Amazonas reúne, em um só local, serviços especializados para acolhimento humanizado de vítimas e testemunhas de violência
Por Janiel O. Cundes 18 de outubro de 2025
Evento reuniu mais de 130 crianças com o tema “Criança não Namora, Criança não Trabalha, Criança Brinca”, promovendo alegria, reflexão e resgate de brincadeiras tradicionais.
Por Janiel Cundes 25 de setembro de 2025
Ação solidária reuniu voluntários, educadores e comunidade em dia de atividades culturais e sociais
Por Janiel Cundes 9 de setembro de 2025
Com o tema CUIDAR DA DIMENSÃO ESPIRITUAL, o MCVE realizou seu segundo retiro do ano para educadores e voluntários da Instituição.
Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.
Por Meg Rocha 7 de julho de 2025
Artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança/1989, Constituição Federal/1988 e ECA foram debatidos por meio de diversos atrativos lúdicos interativos
Por Movimento Comunitário 13 de junho de 2025
Foram contempladas 96 organizações neste Edital nº 001/2024.