Novos Membros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescentes – CEDCA tomam posse em Manaus

Janiel Cundes • 22 de fevereiro de 2024

Os membros têm como principal objetivo assegurar a promoção de políticas de proteção aos direitos da população infanto-juvenil do Amazonas

Os novos Conselheiros e Suplentes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CEDCA-AM), foram empossados nesta última quarta-feira (20/02), para o triênio de 2024-2026, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus. O CEDCA é composto pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) e Organizações Governamentais de forma paritária.


A solenidade contou com a presença da secretária titular da SEJUSC, Jussara Pedrosa. Em seu pronunciamento, a secretária enfatizou a relevância do CEDCA na colaboração das ações voltadas aos direitos das crianças e adolescentes, como também, firmou compromisso de legalizar todos os 8 conselhos ligados a Secretaria.


“Quando assumimos a secretaria, vimos que os 8 conselhos ligados a Sejusc, não estavam legalizados, desde então, firmamos o compromisso de trabalhar para que até o final desde ano, todos os conselhos estejam devidamente legalizados”, afirmou.


O CEDCA foi instituído pela Lei nº 1.988, de outubro de 1990, com o propósito de colaborar com o desenvolvimento de políticas públicas de proteção e de defesa dos direitos da criança e do adolescente, bem como, discutir com a sociedade caminhos para mitigar os diversos tipos de exploração sofridas pelas mesmas.  


O MCVE continua atuando com afinco na defesa dos direitos da criança e do adolescente, como membro dos Conselhos Estadual (CEDCA) e Municipal (CMDCA) dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o intuito de colaborar como sociedade civil, colocando a criança e adolescente como prioridade absoluta em todas as suas pautas.

Por Janiel Cundes 22 de outubro de 2025
Espaço pioneiro no Amazonas reúne, em um só local, serviços especializados para acolhimento humanizado de vítimas e testemunhas de violência
Por Janiel O. Cundes 18 de outubro de 2025
Evento reuniu mais de 130 crianças com o tema “Criança não Namora, Criança não Trabalha, Criança Brinca”, promovendo alegria, reflexão e resgate de brincadeiras tradicionais.
Por Janiel Cundes 25 de setembro de 2025
Ação solidária reuniu voluntários, educadores e comunidade em dia de atividades culturais e sociais
Por Janiel Cundes 9 de setembro de 2025
Com o tema CUIDAR DA DIMENSÃO ESPIRITUAL, o MCVE realizou seu segundo retiro do ano para educadores e voluntários da Instituição.
Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.
Por Meg Rocha 7 de julho de 2025
Artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança/1989, Constituição Federal/1988 e ECA foram debatidos por meio de diversos atrativos lúdicos interativos
Por Movimento Comunitário 13 de junho de 2025
Foram contempladas 96 organizações neste Edital nº 001/2024.