IV Congresso Nacional de Defesa da Criança e do Adolescente

Movimento Comunitário • 25 de setembro de 2023

A Adolescente Emily e a Educadora e Conselheira do MCDCA Iêda Pinheiro, representaram o MCVE no IV Congresso Nacional de defesa da criança e do Adolescente realizado em Manaus

Nos dia 21 e 22 de Setembro, na sede da Ordem do Advogados do Brasil(OAB), seccional Amazonas de 13h:00 as 19h:00, realizou-se o IV Congresso Nacional de defesa da criança e do Adolescente. A abertura foi feita com a fala do Presidente da OAB, em seguida foram sendo realizadas as temáticas trazidas para esse evento. Foram 12 temas discutidos.


1- Família, paternidade responsável e adoção

2- Políticas públicas e rede de proteção.

3- Inclusão, enfrentamento e automutilação

4- Manejo de crianças e adolescentes de povos tradicionais e vulnerabilidades.

5- Vulnerabilidade digital.

6- Alienação parental, abandono afetivo, implantação de falsas memórias, abuso psicológico e princípio da prioridade absoluta.

7- Enfrentamento ao trabalho infantil e a importância do resgate do brincar.

8- Exploração sexual da criança e do Adolescente situação de refúgio e exploração e desaparecimento de pessoas, sequestro e tráfico humano.

9- Escola no papel social e enfrentamento à violência.

10- Criança e adolescente transgênico - ciências e cidadania.

11- Medicalização e dependência química na infância e adolescência e responsabilidade social.

12- Protagonismo judicial e social da criança e do Adolescente e a importância da escuta.


Com a participação de advogados, juízes, educadores de diversos estados de nosso país, que foram mediadores ou palestrantes e, tantas outras pessoas que trabalham na defesa dos direitos da criança e adolescentes. As crianças e os adolescentes , foram os participantes especiais desse congresso, pois estavam em todas as mesas dos temas, onde falaram , dando suas opiniões e mostrando dados concretos sobre os seus respectivos temas.

No 4 tema, O manejo de crianças e adolescentes de povos tradicionais e vulnerabilidade, estava como mediador o Dr. Jean Mendonça dos Santos e o Juiz da infância e juventude, o Dr. Saulo Góis Pinto. E representando o Movimento Comunitário Vida e Esperança ( MCVE) estava a adolescente Emyli Ferreira dos Santos, que falou sobre a importância de conhecermos a história de nossos povos tradicionais, para podermos conhecer de fato a nossa história.

Por Janiel Cundes 22 de outubro de 2025
Espaço pioneiro no Amazonas reúne, em um só local, serviços especializados para acolhimento humanizado de vítimas e testemunhas de violência
Por Janiel O. Cundes 18 de outubro de 2025
Evento reuniu mais de 130 crianças com o tema “Criança não Namora, Criança não Trabalha, Criança Brinca”, promovendo alegria, reflexão e resgate de brincadeiras tradicionais.
Por Janiel Cundes 25 de setembro de 2025
Ação solidária reuniu voluntários, educadores e comunidade em dia de atividades culturais e sociais
Por Janiel Cundes 9 de setembro de 2025
Com o tema CUIDAR DA DIMENSÃO ESPIRITUAL, o MCVE realizou seu segundo retiro do ano para educadores e voluntários da Instituição.
Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.
Por Meg Rocha 7 de julho de 2025
Artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança/1989, Constituição Federal/1988 e ECA foram debatidos por meio de diversos atrativos lúdicos interativos
Por Movimento Comunitário 13 de junho de 2025
Foram contempladas 96 organizações neste Edital nº 001/2024.