Ir. Fátima recebe homenagem no Projeto Esperançar/MCVE

Movimento Comunitário • 17 de novembro de 2023

Colaboradores, voluntários e comunitários usuários do Projeto Esperançar, agradecem e homenageiam a Ir. Fátima.

A Coordenadora do Projeto Esperançar, Ir. Fátima, recebeu na manhã desta quinta-feira (17/11), um café da manhã com participação de todos atendidos do Projeto Esperançar e com os colaboradores da Instituição, como forma de homenagem pelos serviços prestados ao MCVE nos últimos dois anos. A Irmã foi eleita Conselheira Geral da sua congregação Oblatas da Assunção neste ano, e partirá na próxima semana para a França, onde irá compor o conselho com outras irmãs também eleitas. 

 

O Presidente do MCVE, Pe. Pedro esteve presente nesta singela homenagem, presidiu a oração inicial e agradeceu a Irmã pelos serviços dedicados a causa dos mais vulneráveis. Logo em seguida, a educadora Alcina, que faz parte da equipe de trabalho do Esperançar, recitou um poema feito pelo poeta Ribamar (Poetatu), que enaltece merecidamente a vida e missão da Ir. Fátima.


Poema:


Expressão


Tu és Fátima,

mística de uma terna espiritualidade que se colocou a serviço para orientar e indicar aos filhos e filhas de Deus o conhecimento do caminho Divino.



És vitória e graça

A que abre caminhos.


Tu és Aparecida,

Aquela que flui da água e aparece,

que traz esperança, a bondade,

Lealdade e que fortalece a luta.



Na prática é pragmática,

Organizada no que pensa e faz!


Permissão ao poeta para entrar nessa tenda sagrada,

Tiro as sandálias, pois teu solo é sagrado,

Bato cabeça em reverência a mulher, a irmã, a missão, a vida de Fatima Aparecida.


Esperançando siga a luta,

Deus Abençoe!”


Poetatu.


A justa homenagem reativa na memória a trajetória da Ir. Fátima, outrora no MCVE quando atuava na área da saúde, atendendo cerca de 1500 crianças que faziam parte de um projeto chamado “Projeto Crianças do Amazonas” – PCA, desenvolvido em parceria com a Visão Mundial nos anos 2000. A dedicação, a religiosidade que sempre fez parte da dinâmica missionária da Irmã, unem-se com o amor ao próximo, solidariedade e compaixão com aqueles que sofrem, formando assim, a sua própria história de vida.


“A Irmã irá para uma nova missão e vai deixar muita saudade, mas também nos deixará um legado grandioso, uma missão para continuar, exemplos a serem seguidos e sem dúvidas, quando um dia retornar, o MCVE e Área Missionária estarão sempre de portas abertas”, disse Janiel Cundes.  

Por Janiel Cundes 22 de outubro de 2025
Espaço pioneiro no Amazonas reúne, em um só local, serviços especializados para acolhimento humanizado de vítimas e testemunhas de violência
Por Janiel O. Cundes 18 de outubro de 2025
Evento reuniu mais de 130 crianças com o tema “Criança não Namora, Criança não Trabalha, Criança Brinca”, promovendo alegria, reflexão e resgate de brincadeiras tradicionais.
Por Janiel Cundes 25 de setembro de 2025
Ação solidária reuniu voluntários, educadores e comunidade em dia de atividades culturais e sociais
Por Janiel Cundes 9 de setembro de 2025
Com o tema CUIDAR DA DIMENSÃO ESPIRITUAL, o MCVE realizou seu segundo retiro do ano para educadores e voluntários da Instituição.
Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.
Por Meg Rocha 7 de julho de 2025
Artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança/1989, Constituição Federal/1988 e ECA foram debatidos por meio de diversos atrativos lúdicos interativos
Por Movimento Comunitário 13 de junho de 2025
Foram contempladas 96 organizações neste Edital nº 001/2024.