Layout do blog

08 de março Dia Internacional da Mulher

Movimento Comunitário • mar. 08, 2024

Data símbolo das conquistas que as mulheres adquiriram ao longo do século XX

O Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, data que acabou sendo símbolo das conquistas das mulheres efetivadas no século passado, é também um momento de reflexão e de reconhecimento do papel fundamental que as mulheres exercem na sociedade de um modo geral. Logo, dia em que se somam as forças para gritar contra todo e qualquer tipo de violência reservada as mulheres que infelizmente ainda acontecem nos dias atuais.


O MCVE, nasceu como voz ativa na defesa dos oprimidos e marginalizados, sendo assim, como forma de lutar contra a opressão sofrida pelas mulheres, desenvolveu diversas ações ao longo de sua existência em defesa dos direitos das mulheres e principalmente contra os diversos tipos de violência causadas pela “cultura” do machismo estrutural, preconceitos e outros. Entretanto, grandes foram os desafios na sua trajetória, muitos casos relatados de violência contra a mulher, grande parte vindas de seus próprios companheiros, preconceitos, pobreza e tantas mais chegavam diuturnamente como pedido de socorro ao MCVE. Para tal, mulheres guerreiras cansadas de tantas injustiças criaram em 2004 um movimento chamado de GAM (Guerreiras Amazônicas em Movimento), que nasceu com o intuito de lutar pela igualdade de gênero, combate contra a violência, apoiar as lutas e participar dos diversos espaços de discussão de políticas públicas voltados aos direitos das mulheres.



"História do Dia Internacional da Mulher


Créditos: https://www.tre-pr.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Marco/a-historia-do-dia-internacional-da-mulher


Clara Zetkin sugeriu a criação do Dia Internacional das Mulheres em 1910. Ela era uma ativista, defensora dos direitos das mulheres no âmbito trabalhista e membro do Partido Comunista Alemão, e tinha como objetivo possibilitar que o movimento operário desse maior atenção às mulheres trabalhadoras.

A ideia foi proposta durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Haviam 100 mulheres, de 17 países e elas concordaram com a sugestão por unanimidade.

Manifestações e greves

Mas essa semente foi plantada um pouco antes, em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo o direito ao voto, o aumento salarial, a redução das jornadas e a melhoria nas condições de trabalho nas fábricas.

O incêndio em Nova York

No dia 25 de março de 1911 aconteceu um incêndio na fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, em Nova York, nos Estados Unidos. Foi um grande acidente industrial que causou a morte de centenas de pessoas, com um número estimado entre 130 a 150 trabalhadores, em sua grande maioria mulheres.

As pessoas morreram queimadas, isso porque as portas das oficinas na fábrica de tecido eram trancadas para impedir a saída dos funcionários durante as pausas dos turnos. As condições de trabalho também eram péssimas, com cargas horárias extensivas, salários muito baixos e locais insalubres.

O evento do incêndio ficou marcado na história e foi associado ao mês de março.

Manifestações e greves

No mesmo ano o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres e a data foi celebrada pela primeira vez na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Mas até então, não existia uma data fixa, porém em meio à guerra em 1917, o dia foi formalizado após uma greve realizada por mulheres russas que exigiam "pão e paz". Quatro dias depois da greve, traduzido para o dia 8, o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

Dia Internacional da Mulher

A data foi oficializada em 1975, quando reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nela é celebrado o engajamento na política e os avanços econômicos das mulheres na reivindicação por igualdade salarial.

O 8 de março, além de homenagear as mulheres, é um momento de reflexão a respeito de como a sociedade as trata, tanto no convívio afetivo e social, como dentro de casa e no mercado de trabalho.

No Dia Internacional da Mulher e em todos os outros dias do ano a sociedade deve discutir, combater e falar sobre a violência de gênero, sobre o assédio e sobre os índices de feminicídio que aumentam a cada ano. Este dia serve para enaltecer a luta das mulheres por direitos e dignidade, serve para repensar atitudes e lembrar às cidadãs e aos cidadãos que todo o dia é dia da mulher.




Texto: Luiza Sarubbi

Revisão: Rogério Carlos Born

Secretaria de Comunicação: Marden Machado

SECOM/TRE-PR"


Por Movimento Comunitário 06 mai., 2024
O evento contou com a participação de diversas entidades da sociedade civil e governamentais.
Por Movimento Comunitário 06 mai., 2024
A capacitação foi ofertada pela SEJUSC e ministrada pela Oliveira Foundation para mais de 150 pessoas, representantes de organizações da sociedade civil e governamental.
Por Movimento Comunitário 30 abr., 2024
O MCVE foi eleito para compor o conselho municipal da assistência social como representante da sociedade civil
Por Sabrina Elaine 30 abr., 2024
Essa atividade foi realizada pelas Aldeias Infantis SOS, com a participação dos adolescentes do Centro de Formação do MCVE Awa’ré
Por Movimento Comunitário 28 mar., 2024
Os peixes foram distribuídos entre as famílias cadastradas na Instituição acompanhadas pelo psicossocial
Por Janiel Cundes 22 fev., 2024
Os membros têm como principal objetivo assegurar a promoção de políticas de proteção aos direitos da população infanto-juvenil do Amazonas
Por Janiel Cundes 21 fev., 2024
Na ocasião, foi apresentado todos os serviços realizados pelo Movimento
Por Janiel Cundes 15 fev., 2024
A Missão de Jesus de Nazaré foi o ponto forte das reflexões do retiro através do Tema Espiritualidade e Ação Social
Por Movimento Comunitário 09 fev., 2024
Um importante primeiro passo para desmistificar o tema e proporcionar uma formação adequada aos educadores(as)
Por Ribamar Oliveira 27 dez., 2023
O Cristo Já Nasceu na Gruta em Belém, mas precisa Nascer em Nós Também
Mais Posts
Share by: