Nossos projetos

Alguns dos Projetos Desenvolvidos

Atividade Lúdica e de Cidadania

Este projeto visa atender crianças e adolescentes e tem como objetivo desenvolver atividades sócio pedagógicas para que sejam transformadores de suas vidas, com atitudes que promovam a cidadania, dignidade e protagonismo infanto-juvenil. De maneira lúdica é incentivada a expressão, interação, aprendizado, sociabilidade e proteção social.

As atividades proporcionadas à luz da pedagogia e psicologia são, por assim dizer, o regar na existência do Ser Humano, buscando no fundo deste Ser, todas as suas potencialidades, quebrando, por vezes, a herança familiar de violência, negligência, tornando-os assim, capazes de transformarem suas vidas.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto foi baseada nas teorias de Paulo Freire, Piaget, e Maria Montessori, partindo das necessidades das crianças e adolescentes, realizando atividades semanais. Com as educadoras são feitos planejamentos mensais valorizando a ludicidade e os conhecimentos populares para que as crianças e adolescentes possam sentir-se incluídos e respeitados na forma de expressarem-se no mundo com o propósito de prevenir contra as vulnerabilidades sociais.

São buscadas maneiras para que ocorra o processo de assimilação dos conteúdos, para tal são utilizadas rodas de conversa em que possibilita a primeira interação com as crianças sobre a temática, procurando sempre motivá-los a falar; desenhos e pinturas; sejam livres ou direcionadas, em que a criança aprenda de forma prazerosa os conteúdos. A arte engloba todas as concepções, expressões, e a sensibilidade do ser humano de como ele permite expressar uma ideia ou emoções.

Os textos dirigidos, estimulam a produção textual, valorizando o papel do ser humano na sociedade, uma vez que é por meio de enunciados escritos que o indivíduo pode interagir em seu ambiente social. Na confecção de cartazes, é trabalhado de maneira a motivar o espírito de equipe, valorizando o potencial de cada criança na exposição e explanação dos seus trabalhos, fomentando a auto estima.

A Mediação de Leitura; proporciona momento de conhecimento sobre o tema trabalhado; já durante as Atividades de recreação, há a aprendizagem sobre todos os domínios do desenvolvimento, brincando ela estimulará sentidos aprendendo a usar os

músculos, coordenando melhor a visão, adquirindo novas habilidades para melhor interpretar o mundo no qual está inserida.

Todos os dias, no projeto são oferecidos as crianças um momento após o lanche para que elas brinquem umas com as outras, afim de que, também as mesmas construam o processo de socialização.

Essas ações iniciam a partir do mês de janeiro, com a busca ativa por crianças em situação de vulnerabilidade social, através de um calendário previamente planejado pelas Educadoras sociais. A partir das visitas, são analisados os dados, buscando-se atender aqueles e aquelas que mais necessitam dos serviços. As atividades Lúdicas e Cidadania acontecem de terça á sexta-feira resguardando as segundas-feiras para a construção do planejamento mensal, vistas domiciliares, formação e avaliação.

As atividades realizadas têm como propósito possibilitar às crianças e adolescentes, o desenvolvimento da leitura e a escrita de forma lúdica e artística. Com a inserção de temas transversais. Como atividade extraclasse são realizados passeios culturais com intuito de oferecer momento de entretenimento para as crianças ao mesmo tempo em que aprendem sobre a cultura regional.

As famílias participam desse processo de aprendizagem através das participações em encontros de fortalecimento dos vínculos, proporcionando formações sobre “Educar sem violência” como forma de Construir a paz na família, ainda, temas importantes para a compreensão do desenvolvimento das crianças e sua proteção, através da facilitação dos Profissionais de psicologia e serviço social, quais acompanham os relatos das educadoras e das famílias. Ainda, as famílias participam de grupos terapêuticos como forma de obter ajuda emocional diante das suas fragilidades, são intervenções utilizadas para promover a saúde mental, emocional, sendo resultado das visitas domiciliares, onde se identificou o crescente índice de mulheres com sintomas depressivos e de ansiedade, refletindo na qualidade das relações familiares. 

Fazendo Arte na Comunidade

O projeto “Fazendo Arte na Comunidade” surgiu mediante a ausência de espaços que ofereçam às crianças e adolescentes alternativas culturais, artísticas e esportivas, tendo como objetivo oferecer novas perspectivas para crianças e adolescentes por meio de um espaço dentro da própria comunidade no qual, aprendem a dança, música, cidadania, pintura, reciclagem, teatro e de acordo a necessidade e realidade de cada criança o reforço escolar. Cada atividade possui dias específicos e planejados com os voluntários e pedagoga referente. Essas ações são realizadas nos sábados no horário vespertino.

Ação de Rua

Abordagem social é realizada através de busca ativa, identificando incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, adultos em situações de rua, violência (física, sexual e/ou psicológica), entre outras. Dando o acompanhamento especializado para o desenvolvimento de sociabilidades, fortalecimento ou construção de vínculos interpessoais e/ou familiares e encaminhamentos à rede de serviços Socioassistenciais.
A pandemia da nova corona vírus/Covid 19, que assola o mundo, e o Brasil e impacta diretamente o setor da economia, a geração de emprego e renda, de sobremaneira a vida de toda a população. No Brasil, e no Amazonas, os reflexos deste tempo nefasto impactam diretamente, tanto na vida das populações urbanas como na vida das populações ribeirinhas; de modo particular, nas populações das áreas periféricas.
As recomendações de isolamento, higienização andam juntas com as políticas públicas de urbanização e políticas assistenciais, bem como este período pandêmico revela, sobretudo, o que estava “ali, bem Ali a nossa frente”; o que já atingia, e agora é revelado com maior visibilidade se relaciona diretamente a ausência de políticas sociais para a população, em forma particular, a população em vulnerabilidade; o desemprego, o subemprego, a ausência de moradia, de abastecimento de água e de saneamento básico; o ato de lavar as mãos e a proteção de um teto não é igual para todos/as. Numa região onde parte considerável da população vive com menos de um salário mínimo e muitas famílias com seus provedores (as) desempregados/as ou subempregados/as. Assim, esse momento exige medidas emergenciais de grupos, instituições sociais que estão “la na ponta, com pé na lama, medidas que venham como suporte e a parceria com as políticas governamentais que se voltem para toda a classe trabalhadora e reafirmem a inclusão da população, em especial, das pessoas em situação de rua; as crianças, adolescentes e a juventude oriundas das famílias com extrema vulnerabilidade social. 
Este relatório reescreve, registra um pouco da ação desenvolvida pela equipe de abordagem social que atua diretamente no combate as situações de violações de direitos, fortalecendo a proteção especial na média complexidade pelo movimento Comunitário Vida e Esperança.

Centro de Formação Awa'ré

O Centro de Formação Awa'ré é mais um espaço de atividades do MCVE, onde são realizadas diversas atividades e cursos profissionalizantes.
Share by: